DICAS PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NA IMPORTAÇÃO MARÍTIMA

container compartilhado para exportação e importação

A COVID-19 ensinou que nada é estável e que países, empresas e pessoas são frágeis diante de uma pandemia, não importando a posição social.

Não tínhamos como prever os acontecimentos, e tampouco controlar uma catástrofe, que matou milhões de pessoas e abalou a economia mundial.

Muitos empreendedores fecharam as portas e outros estão remando seus barcos em meio a uma tempestade que ainda paira sobre eles.

Hoje o importador busca soluções para continuar com o seu negócio, como, por exemplo, redução de custos, novos fornecedores e caminhos para continuar importando.

Nós da HGL COMEX assessoramos empresas importadoras e exportadoras na hora de contratar o frete internacional marítimo e aéreo, no desenvolvimento de produtos e fornecedores, no desembaraço aduaneiro, armazenagem em porto, frete terrestre, seguro internacional e câmbio, e soluções tributárias.

Sem mais delongas, seguem as dicas preciosas para redução de custos nas suas operações:

1- OBSERVE O INCOTERM NEGOCIADO COM O FORNECEDOR

Incoterms significa Termos Internacionais de Comércio. É um contrato de compra e venda de mercadorias, onde é determinado os custos e obrigações entre comprador e vendedor.

Comprando com Incoterm CIF, o fornecedor deverá incluir o frete e o seguro na negociação. Muitas vezes os fornecedores têm um volume grande de exportação podendo ter um frete mais competitivo do que se cotarmos individualmente aqui no Brasil. Mas cuidado! Isto não serve para cargas LCL (contêiner consolidado). O custo da armazenagem poderá ser altíssimo, pois, virá sem a negociação previa de armazenagem no porto.

2- NEGOCIE VALORES DE ARMAZENAGEM

Caso tenha cargas frequentes negocie armazenagem, direto com um armazém no porto, assim, você conseguirá uma negociação exclusiva para sua empresa. Só não esqueça de redirecionar o contêiner para o armazém negociado.

3- PESQUISE REDUÇÃO DE TRIBUTOS

Pesquise soluções tributarias que legalmente reduzem os custos da importação. Atualmente Estados como Santa Catarina e Espírito Santo oferecem incentivos fiscais para importação. Com isso, você ganha em fluxo de caixa. E quem não precisa melhorar seu fluxo de caixa? A HGL COMEX pode assessorá-lo nesta questão.

4- ANALISE A POSSIBILIDADE DE CONSOLIDAR VÁRIOS FORNECEDORES EM UM SÓ CONTÊINER

Você contrata um contêiner conforme as características da carga, como: peso, volume e metragem cúbica. Então, você negocia com uma trading na China para consolidar as compras, e assim, você terá vários fornecedores consolidados pagando: um frete, uma armazenagem e um despacho aduaneiro e um frete terrestre.

5- IMPORTE EM CONTÊINER NOR (NON-OPERATING REEFER)

Todos os meses, o Brasil exporta diversos produtos congelados em contêineres reefer.

Devido à falta de demanda no processo inverso, as companhias marítimas passaram a disponibilizar esses equipamentos na importação, porém desligados.

A diferença de preço é de 30% entre eles. Para você ter ideia, o frete de um contêiner de 40’HC, da China para o Brasil, custa USD 13.000,00 enquanto um contêiner NOR custa USD 9.500,00. Alertando que, a diferença entre eles, fora o custo, está na metragem cúbica, o NOR com 56 m³ e o 40’HC com 67m³.

Esperamos ter ajudado você com estas dicas que podem, e muito, reduzir os custos de sua operação.

Somos a HGL COMEX e nossa missão é reduzir custos e tempo nas operações de importação e exportação de nossos clientes.

Um grande abraço!

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